Observação: Em todos os casos, é altamente recomendado ter um ninho com material vegetal seco para dar início ao fogo.
Forma 1(Bateria e Palha de Aço): Encontre uma bateria e localize os polos. Os polos da bateria são os dois pinos circulares localizados na parte superior. Esfregue a palha de aço nos polos da bateria. Quanto mais fina a palha de aço for, mais fácil é o processo. Continue a criar atrito, esfregando a palha de aço na bateria.
Forma 2(Lupa): Observe se há luz solar suficiente para fazer fogo com este método. Para a lupa funcionar, o sol não pode estar obstruído por nuvens. Se você não tem lupa, lentes de óculos ou binóculos também funcionam. A adição de água na lente permite um feixe de luz mais intenso. Incline a lente para o sol até que ela crie um pequeno círculo de luz focado no ninho. Você provavelmente terá que testar ângulos diferentes até achar o feixe de luz mais concentrado possível.
Forma 3(Graveto): Encontre um pedaço de madeira para usar como base da broca manual. Ela deverá ser perfurada para criar atrito. Encontre uma faca ou outro objeto cortante. Corte um pequeno entalhe em forma de V no centro da base de madeira. Certifique-se de que o entalhe é grande o suficiente para caber um graveto. Coloque pequenos pedaços de casca de árvore no entalhe. A casca será usada para capturar a brasa do atrito entre o graveto e a base. Pegue um graveto, que deverá ser uma vara fina com cerca de 50 centímetros de comprimento por 2 de diâmetro. Encaixe-o no entalhe no centro da base. Mantenha o graveto entre as duas palmas das mãos e comece a girá-lo nos dois sentidos. Certifique-se de pressionar o graveto firmemente contra a base. Continue a girar o graveto rapidamente, até que se forme uma brasa na base.